A estupidez humana

Não obstante o fato de que o ser humano é dotado de polegar opositor e raciocínio lógico, de modo a diferenciá-lo dos demais animais, muitas vezes ele se esquece disso e faz coisas tremendamente estúpidas e, na maioria das vezes, difíceis de acreditar.

Outro dia eu vi uma reportagem sobre uma garota belga que teve 56 estrelas tatuadas no rosto, e disse que a culpa era do tatuador que “se aproveitou de que ela havia pegado no sono”, tá bom, só se ela entrou em coma. Tatuagem dói, e muito, especialmente em uma região sensível como o rosto. A não ser que ela tivesse o sono igual ao da Bela Adormecida, com certeza estaria desperta da primeira à última agulhada.

É amiga, isso é bem diferente daquelas tatuagens de chiclete que você já havia experimentado. Não gostou do resultado e não é fácil remover. Agora tá jogando a culpa no tatuador, admita que sua idéia não foi tão “brilhante” quanto imaginava e que seu rosto ficou bem diferente daquele “Buddy Poke*” que você projetou. No final, ela admitiu que inventou a história porque o pai ficou furioso.

Mais uma notícia recente, foi a de uma garota romena que morreu eletrocutada enquanto usava o notebook em plena banheira. Não é possível que não tenham ensinado a ela nas aulas de física, que eletricidade e água não combinam. Segundo as investigações iniciais, ela estaria atualizando seu dia a dia num site de relacionamentos (o Twitter), imagino o que ela estava digitando: “amigos, a próxima notícia vai ser chocante”, e foi mesmo… (perdoem o humor negro)

Quem não lembra do Padre com os balões. Alguém realmente acha que aquilo lá tinha um mínimo de chance de dar certo? Como é que a pessoa entra numa daquelas sem a menor preparação prévia e, vou além, sem qualquer razão de ser? Só sendo muito estúpido mesmo. Maneiras de angariar fundos para o que quer que o fosse, existem aos montes, mas a chance de testar o grau de imbecilidade humana, como diria a MasterCard: “Não tem preço”.

Não ficam para trás os fanáticos religiosos. Não estou me referindo à fé e tampouco às religiões, mas àqueles que seguem piamente seus gurus dos chás milagrosos, cogumelos alienígenas e até, pasmem, uma iguana sagrada que veio pregar a mensagem de desapego aos bens materiais e o caminho da salvação. Insisto que, se algum de vocês decidir seguir essa “iluminação”, me avise que eu dou meus dados para que você passe o carro pro meu nome e possa depositar todo o seu dinheiro em minha conta, já que os bens serão um estorvo pra você.

E ainda tem aquelas como a Miss Venezuelana que, ao visitar a prisão de Guantanamo Bay, saiu com essa: “E tão bonitaaaaaaa”. Não parando por aí, disse que o lugar tinha um aspecto muito relaxante e escreveu em seu Blog que gostou tanto que não queria mais sair dali. Ok, está convidada para uma sessãozinha de relaxamento, quero ver a mudança de opinião depois de uma semana presa ali.

Dia-a-dia, o homem consegue se superar, desenvolvendo novas formas que levam à sua própria degradação (seja enquanto indivíduo ou enquanto espécie): guerras, bombas, armas, drogas, e toda uma sorte de criações onde ele gasta toda a sua genialidade para o mal.

Os exemplos mencionados mostraram, apenas, uma estupidez que se voltou contra o estúpido, em que pesem as vidas perdidas e as pessoas que foram ofendidas, menos mal que foi assim. Mas nem sempre é isso que vemos. Infelizmente, tenho que concordar com as sábias palavras de um grande estudioso – Albert Einsten: “Existem apenas duas coisas infinitas – o Universo e a Estupidez Humana. E não tenho tanta certeza quanto ao Universo”. Nem eu, agora quanto à estupidez do homem…

Do Timor, com carinho

Gus

Díli, 30/06/09

*Buddy Poke é um aplicativo do Orkut que permite criar imagens (avatares), que representam a pessoa.

6 Comentários

Arquivado em Crônicas do GUS

6 Respostas para “A estupidez humana

  1. DGELIS

    Bem, acredito que logo após o tão esperado beijo, a personagem do conto de fadas acordou e viu que seu sonho estrelado na realidade era um tremendo pesadelo… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Augusto Vilaça

      Pois é! O problema de quando fazemos alguma estupidez é a hora em que caímos na real (quando isso ainda é possível).
      Um abraço e obrigado pela visita.
      Volte sempre e divulgue para os amigos!

  2. Cristiane Souza

    Ahh todos nos temos nossas perolas mas convenhamos que tudo tem limite.. outros são completamente sem. rsrs fazer oq ue ninguém é perfeito, ninguém é tão normal! Afinal o que é ser normal? Será ser anormal?

    • Augusto Vilaça

      Taí, acho que você me deu idéia para uma nova crônica: “O que é ser normal”. Boa pergunta… ainda assim, o ser humano se supera quando o assunto é estupidez.
      Obrigado pela visita, e volte sempre.
      De Bali (de folga), com carinho

  3. Dalva Regina Alves Teixeira

    A estupidez é tanta, que não entendo porque a maioria das pessoas se entregam a superficialidade da beleza até contrair através disso um câncer de medula. Segundo o conhecimento que tenho sobre o assunto às explanações que faço, a grande maioria das pessoas desconhecem os danos, outras acreditam na filtragem do sangue para desintoxicar do poder venenoso das tintas usadas, que, através disso acreditam na cura de seus canceres e, apenas uma minoria se arrependem em função de serem pais de família e quererem viver mais ver os filhos crescer. Insisto na pergunta. Até entâo o que é ser normal? Até mais,

    Dalva Regina

    • Augusto Vilaça

      Acho que essa é uma pergunta que ainda irá perdurar por muitos e muitos anos.

      Também não faço ideia como podemos ser os únicos seres racionais do planeta e ao mesmo tempo sermos os mais estúpidos.

      Obrigado pelo comentário.

      Do Timor, com carinho.

Deixe um comentário